Administração

Diretoria

Administradores com mandato até AGO de 2018

MEMBROS CARGOS
Walter Schalka Diretor Presidente

Engenheiro formado pelo ITA, e pós-graduado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), IMD e Harvard Business School. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente da Companhia. Iniciou sua carreira no Citibank e ingressou em seguida na Holding Financeira do Grupo Klabin-Maepar. Em 1989, ingressou na Dixie-Toga, onde desde 1991 ocupou a Presidência, participando de forma decisiva nos processos de expansão, fusões e transferência do controle acionário da empresa. Em maio de 2005, ingressou no Grupo Votorantim para assumir a Presidência da Votorantim Cimentos, sendo responsável pelas suas operações no Brasil e em 14 outros países.

Alexandre Chueri Neto Diretor Executivo Florestal

Graduado em 1982 em Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal pela ESALQ/USP de Piracicaba, com mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Iniciou sua carreira em 1984 como consultor associado à Ideadeco Ltda., atuando nas áreas de irrigação e agroindústria. Em 1987 ingressou na Construtora Noberto Odebrecht S.A S.A., ocupando o cargo de gerente de obras agrícolas e agroindustriais. Em 1991 ingressou na Ciplan – Cimento Planalto S.A., ocupando o cargo de Diretor Superintendente.

Carlos Aníbal de Almeida Jr Diretor Executivo de Celulose

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui pós-graduação MBA pelo Ibmec São Paulo. Ocupa o cargo de Diretor Executivo, responsável pela Unidade de Negócio Papel, desde julho de 2008, e da Unidade de Celulose, desde fevereiro de 2014 na qual ingressou em 2003, como Gerente Executivo da Unidade de Negócio Celulose. Antes de integrar o grupo Suzano, trabalhou na General Electric do Brasil, empresa que atua na fabricação de equipamentos utilizados em sistema elétricos como Gerente Geral de Vendas para América Latina na Divisão de Sistemas Industriais.

Fabio Prado Diretor Executivo de Bens de Consumo

Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Administração pela Harvard Business School. Ele iniciou sua trajetória profissional na Unilever, onde entrou como trainee e permaneceu na empresa por quase 30 anos. Ele foi presidente da Unilever México e, no mesmo país, foi responsável por estabelecer os negócios locais da JBS.

Julia Fernandes Diretora Executiva de Gente e Gestão

Formada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, Julia tem MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP. Em sua trajetória profissional, passou por diversas posições de Recursos Humanos nas empresas American Express e GE. Ingressou na Suzano Papel e Celulose em 2010, onde atuou como Gerente de RH em Novos Projetos e Expertise. Em 2014, assumiu a liderança de Recursos Humanos no Citi Brasil, como Diretora. Retornou à Suzano em 2017 para assumir a posição de Diretora Executiva de Gente e Gestão. Também atua como presidente do Comitê Estratégico de RH da Amcham.

Leonardo Grimaldi Diretor Executivo de Papel

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e possui cursos de especialização em Wharton, na Universidade da Pensilvânia, e Singularity University, no Vale do Silício, nos EUA. Ele está na Suzano Papel e Celulose desde 2000, onde exerceu diversas posições nas áreas de Marketing e Comercial até se tornar Diretor de Operações Comerciais, em 2011, e responsável pelas vendas globais de papel da empresa.

Marcelo Feriozzi Bacci Diretor Executivo de Finanças e RI

Graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), possui pós-graduação MBA pela Stanford University Graduate School of Business. Marcelo Bacci atua como CFO e Diretor de Relações com Investidores na Suzano Papel e Celulose desde 2014 e é Conselheiro na Ibema Companhia Brasileira de Papel. Atuou como Vice Presidente Executivo responsável pela Área de Finanças da Suzano Holding S.A. e também como membro do Comitê de Gestão da Suzano Papel e Celulose de 2011 a 2014. Anteriormente, foi Presidente da CPMais Serviços de Meio Abiente S.A., Diretor Vice-Presidente (CFO) do Grupo Louis Dreyfus Commodities na América Latina, e Diretor Vice-Presidente (CFO) da Promon S.A. Também atua como Presidente do Conselho de Administração da Ibema Papelcartão.

Renato Tyszler Diretor Executivo de Inovação e Novos Negócios

Formado em Administração pela PUC/RJ, com MBA pela University of Southern California (Marshall School of Business). Ingressou na Suzano em 2009, onde atuou como Gerente Executivo de Controladoria, Diretor de Controladoria e Gestão de Desempenho e Diretor de Operações e Marketing. Assumiu em agosto de 2016 a posição de Diretor Executivo de Inovação e Novos Negócios, responsável pelas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e Inovação, EucaFluff, Tissue e Lignina, além de Planejamento Estratégico e Novos Negócios que venham a ser desenvolvidos. Antes de ingressar na Suzano, Renato trabalhou nas empresas Xerox, Embraer e Western Union.

 

Conselho de Administração

Administradores com mandato até AGO de 2018

MEMBROS CARGOS
David Feffer Presidente

Cursou Administração de Empresas e possui especialização na Columbia University (EUA), na escola de administração suíça IMD e no The Aspen Institute (USA). Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (a) desde 2003, é Presidente do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Gestão; e desde 2006, é membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (b) desde 2003, é Diretor Presidente da Suzano Holding S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos Diretores e planejamento estratégico geral da Suzano Holding S.A.; (c) desde 2001 é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Polpar S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela orientação geral dos negócios sociais, coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico da companhia; (d) desde 2004, é Diretor Presidente da IPLF Holding S.A., companhia fechada cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico geral da companhia; (e) de 2001 a 2014, foi Diretor Vice-Presidente e desde abril de 2015, é Diretor Presidente da Premesa S.A., controlada da Suzano Holding S.A. cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia. Também é membro do Conselho Consultivo Internacional da Lafarge e membro de várias instituições sociais e culturais, dentre as quais se destacam as seguintes atuações: Presidente do Conselho Diretor da Escola ALEF; Membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Membro do Conselho da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável; Vice-Presidente do Conselho Diretor e Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro Para o Desenvolvimento Sustentável; e Presidente do Conselho Curador e Diretor Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arymax.

Claudio Thomaz Lobo Sonder Vice-Presidente

Graduado em Engenharia Química e em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursou extensão universitária em Munique, na Alemanha, e em Boston, nos Estados Unidos. Claudio Sonder tem 40 anos de experiência profissional em empresas dos setores químico e farmacêutico. Entre 1983 e 1993, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Hoechst do Brasil Química e Farmacêutica S.A. Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (a) desde 2010, é Diretor Vice-Presidente Executivo e, desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia; (b) desde 2002 é membro do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose (sendo Vice-Presidente desde 2013), nossa controlada e companhia aberta cuja principal atividade é a fabricação, comércio, importação e exportação de celulose, papel e de outros produtos oriundos da transformação de essências florestais; desde 2006, é coordenador do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia e membro do Comitê de Auditoria da Suzano Papel e Celulose; e desde 2012, é membro do Comitê de Gestão da Suzano Papel e Celulose, sendo responsável, respectivamente, pela (i) orientação geral dos negócios sociais; (ii) coordenação da assessoria relacionada ao planejamento estratégico e de sustentabilidade da companhia; (iii) assessoria relacionada à análise das demonstrações financeiras, desenvolvimento dos controles internos e fiscalização das auditorias interna e externa da companhia; e (iv) análise referente à distribuição da remuneração anual dos administradores; (c) desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice Presidente Executivo da IPLF Holding S.A., companhia controlada pelos acionistas controladores da Companhia e cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (d) de 2010 a maio de 2015, foi Diretor e desde abril de 2015, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Polpar S.A., companhia aberta controlada pelos acionistas controladores da Companhia, cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (e) desde 2011, é Diretor da Alden.

Daniel Feffer Vice-Presidente

Graduado em Direito pela Universidade Mackenzie, cursou especialização na Fundação Getulio Vargas (FGV), além de Harvard University e Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, IMD, na Suíça, e e LBS-London Business School na Inglaterra. Atualmente é (i) Presidente do Conselho da ICC Brasil; (ii) Vice-Presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (iii) Vice-Presidente do Conselho Curador e Diretor Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arymax, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; (iv) Presidente do Conselho Diretor e Vice-Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; (v) Membro do Conselho da IBÁ; (vi) Membro do Conselho do IEDI - Instituto Econômico para Desenvolvimento Industrial; (vii) Membro Fundador do Conselho do Compromisso Todos Pela Educação; (viii) Membro do Conselho da FIESP; (ix) Membro do Conselho do MBC - Movimento Brasil Competitivo; (x) Membro do Conselho do ICC Internacional; e (xi) membro do Conselho do IRICE – Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior.

Antonio de Souza Corrêa Meyer Conselheiro

Antonio Meyer é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. É membro do Conselho de Administração da Companhia. É sócio fundador do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, onde trabalha até hoje. Nos últimos 5 anos, atuou como: (i) membro do Conselho de Administração da Suzano Holding, nossa controladora e companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, e da IPLF Holding S.A. desde 2013; (ii) membro do Conselho de Administração da Companhia; (iii) Conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP; (iv) membro da Diretoria Executiva do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados; e (v) membro do Conselho de Administração da ICC Brasil International Chamber of Commerce e do respectivo comitê de Arbitragem. Faz, também, parte dos Conselhos Consultivo e Curador da Fundação Faculdade de Medicina de São Paulo, Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos (CONJUR) da FIESP e da Câmara de Mediação e Arbitragem da CIESP- FIESP e Conselheiro do Instituto de Oncologia de São Paulo, Hospital Otavio Frias de Oliveira. Foi Diretor e Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); Conselheiro Legal e Presidente do Comitê Legislativo da American Chamber of Commerce for Brazil (entre 1987 e 1989); Diretor da Câmara  Americana do Brasil e membro do Comitê Legislativo da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA); Presidente do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (2006/2008). Exerceu as funções públicas de Secretário da Justiça e de Secretário da Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo. Condecorado com o Colar do Mérito Judiciário, outorgado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. É membro da International Bar Association; da Ordem dos Advogados do Brasil e Instituto dos Advogados de São Paulo. Não ocupou outros cargos de administração em companhias abertas.

Jorge Feffer Conselheiro

Cursou a Faculdade de Administração de Empresas da Fundação Armando Álvares Penteado. Em 1978, foi Assistente de Gabinete da Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia. Iniciou suas atividades na Nemofeffer S.A. (atual Suzano Holding S.A.) em 1979 como Assistente de Planejamento. Atualmente é (i) membro do Conselho de Administração e do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Suzano Papel e Celulose; (ii) Vice-Presidente do Conselho Diretor e membro do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; e (iii) Membro do Conselho Curador da Fundação Arymax. Em 2015, foi idealizador e patrocinador da Biblioteca Crítica Social, em parceria com a Realizações Editora Espaço Cultural. Nos últimos 5 anos ocupou os seguintes cargos (i) Diretor Vice-Presidente Corporativo da Suzano Holding S.A.; (ii) Diretor Vice-Presidente Corporativo da IPLF Holding S.A.; Diretor da Premesa S.A.; (iii)e (iv) Diretor Executivo da Nemonorte Imóveis e Participações Ltda.

Marco Antonio Bologna Conselheiro

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e com curso de extensão em Serviços Financeiros pela Manchester Business School, no Reino Unido (1988). Atualmente é (i) Diretor Presidente do Banco Fator, (ii) membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria da Suzano Papel e Celulose e (iii) membro do Conselho de Administração da Multiplus Fidelidade. Anteriormente atuou como (i) Diretor Presidente da TAM S.A. (empresa controladora que reúne a TAM Linhas Aéreas; a TAM Airlines e a Multiplus Fidelidade), (ii) membro do Conselho da Administração da Tam S.A. de setembro de 2009 a junho de 2012, (iii) Diretor Presidente da Tam Linhas Aéreas de janeiro de 2004 a dezembro de 2007 e de fevereiro de 2012 a maio de 2013, (iv) Vice Presidente de Finanças e Gestão e Diretor de Relações com o mercado da Tam Linhas Aéreas de março de 2001 a maio de 2003, (v) membro do Conselho de Administração da WTorre Properties, companhia aberta cuja principal atividade é o desenvolvimento de projetos imobiliários sob medida para locação; (vi) Diretor Geral do Grupo WTorre S.A., empresa que atua no ramo de construção e engenharia no ano de 2008, (vii) Diretor Presidente e membro do Conselho de administração da Tam Aviação Executiva S.A. de março 2009 a março de 2010. Entre novembro de 1977 e março de 2001, passou pelo Banco Francês e Brasileiro, pelo Lloyds Bank, pelo Chase Manhattan, pelo Banco Itamarati, pelo Banco SRL e pelo Banco Inter American Express, de onde saiu como diretor superintendente. Entre 2003 e 2004, presidiu o Banco VR S/A. Durante a sua vida profissional, ocupou os cargos de administração nas seguintes companhias abertas: Invest Tur Brasil - Desenvolvimento Imobiliário Turístico S.A., companhia aberta no setor de desenvolvimento imobiliário turístico, e Banco Daycoval S/A, instituição financeira.

Maria Priscila Rodini Vansetti Machado Conselheiro

Formada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e especializou-se em Executive Management pela Wharton School (Universidade da Pensilvânia). Ela iniciou sua carreira na DuPont Brasil em 1981, na divisão agrícola, assumindo posições de liderança nas áreas de Regulatórios, Relações Governamentais e Pesquisa & Desenvolvimento. Em 1996, foi transferida para Wilmington (Delaware, Estados Unidos), quando assumiu diferentes posições nas áreas de Desenvolvimento e Marketing. Em 2008, foi promovida a diretora de Negócios da DuPont Canadá, sendo realocada para a unidade de Mississauga (Ontário, Canadá). Entre setembro de 2014 e setembro de 2015, exerceu a função de diretora global de Planejamento Estratégico da divisão de Proteção de Cultivos. Desde outubro de 2015 é Diretora Presidente da Dupont do Brasil.

Nildemar Secches Conselheiro

Graduado em Engenharia Mecânica pela USP de São Carlos, pós-graduado em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro, tendo cursado doutorado em Economia pela Unicamp. Atualmente exerce os seguintes cargos: (i) desde 2008, é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (ii) desde 1998, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da WEG S/A, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, produção e comercialização de sistemas industriais, máquinas e equipamentos; (iii) desde 2004, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na fabricação e distribuição de motores, máquinas e equipamentos agrícolas e componentes para a indústria metalúrgica, ferroviária e automobilística; (iv) desde 2002, é membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na aplicação de capital próprio no comércio, na indústria, na agricultura e na prestação de serviços; e (v) desde 2012, é membro do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco. No período de 1972 a 1990, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, onde foi Diretor no período de 1987 a 1990. De 1990 a 1994, foi Diretor Geral Corporativo do Grupo Iochpe-Maxion Holding Indústria e, no período de 1995 a 2008, foi Diretor Presidente da Perdigão S.A. De 2007 a abril de 2013, foi Presidente do Conselho de Administração da BRF - Brasil Foods, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, comercialização e exploração de alimentos em geral.

Rodrigo Kede de Freitas Lima Conselheiro

Formado em Engenharia Mecânica e de Produção pela Universidade Pontifícia Católica (PUC – RJ) e MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercados de Capital, atual INSPER (São Paulo). Atualmente, o Sr. Rodrigo Kede exerce o cargo de Presidente da IBM para América Latina e membro do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose. Também é membro do Conselho de Adm do IBEF (Inst. Brasileiro de Executivos Financeiros), da AmCham (Câmara Americana de Comércio) e do Conselho Consultivo Internacional da FDC (Fundação Dom Cabral). Trabalhando na IBM desde 1993, o Sr. Rodrigo Kede já viveu diversas vezes fora do Brasil e nos ultimos anos ocupou o cargo de Presidente da IBM Brasil, Vice Presidente de Global Technology Services (Serviços de Tecnologia), Vice Presidente Mundial de Estratégia e Transformação, CFO da IBM América Latina e CFO da IBM Brasil. Rodrigo Kede também foi, durante o ano de 2015, Diretor-Presidente e membro do Conselho de Administração da TOTVS.

 

Conselho Fiscal

Administradores com mandato até AGO de 2018

Eraldo Soares Peçanha Efetivo

Bacharel em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Teve como principais experiências profissionais: Aracruz Celulose S.A. - Gerente de Contabilidade, de Auditoria Interna e Controller (1974 a 1996); CSN-Cia. Siderúrgica Nacional - Diretor de Controladoria e Informática (1996 a 2003); Embratel SA - Diretor de Controladoria e Diretor Executivo de Governança Corporativa (2003 a 2008); Icatu Seguros S.A. - Diretor Executivo de Serviços a Clientes (2008 a 2011). Em dez/16, foi eleito membro efetivo do Conselho Fiscal da JBS e em jan/17, da CADAM S.A. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal das empresas de capital aberto: Vale, Net Serviços de Comunicação e Ideiasnet e de S.A.s fechadas: Ferrovia Centro Atlântica, Itá Energética e Officer Distribuidora Prod. Tecnologia. Também foi Conselheiro Fiscal das entidades de previdência privada de algumas empresas onde trabalhou. Desde 2012 vem atuando como consultor nas áreas de Governança Corporativa, Controladoria e Processos & Sistemas Contábeis/Financeiros.

Luiz Augusto Marques Paes Efetivo

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Desde abril de 1991, é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. É sócio do escritório Paes e Colauto – Sociedade de Advogados, onde presta assessoria jurídica e consultoria tributária e societária. Atualmente, também é membro efetivo do Conselho Fiscal da companhia JSL S.A., empresa de capital aberto cuja principal atividade é a prestação de serviços na área de logística, do Conselho Fiscal da companhia Movida Participações S.A., empresa de capital aberto cuja principal atividade é a locação de veículos e prestação de serviços de gerenciamento, gestão e manutenção de frota e do Conselho Fiscal da companhia CPFL Energia S.A., empresa de capital aberto do setor de energia.

Rubens Barletta Efetivo

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É membro Efetivo do Conselho Fiscal da Companhia e também das seguintes empresas: (i) Banco Alfa de Investimento S.A., instituição financeira, (ii) Alfa Holdings S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades do grupo Alfa e Tegma Gestão Logística S/A., empresa cuja principal atividade é a prestação de serviços logísticos. No período de 1999 até 2010, ocupou o cargo de membro Efetivo do Conselho Fiscal da Financeira Alfa S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento, instituição financeira de capital aberto e do Consórcio Alfa de Administração S.A., sociedade de capital aberto cuja principal atividade é a participação em outras sociedades do grupo Alfa. Participa, desde junho de 2009, como sócio do escritório Barletta, Schubert e Luiz Sociedade de Advogados, escritório especializado em Direito Privado, com ênfase em Direito Societário. Desde o ano de 1961 até o ano de 2008 participou como funcionário, estagiário e, depois, sócio do Escritório de Advocacia Augusto Lima S/C.

Kurt Janos Toth Suplente

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense em 1973. Possui como experiência profissional: 2006/2008 – BNDES – Área de Controle – Departamento de Controle Interno – Economista – Participação na equipe responsável pela estruturação do sistema de Controles Internos do BNDES; 1988/2006 – BNDES – Área de Crédito – Departamento de Crédito – Chefe de Departamento – Coordenação da equipe que concebeu e operou o Sistema de Classificação de Risco de Empresas adotado pelo BNDES e a Política de Crédito, sob a ótica de Risco, no Banco; 1984/1986 – BNDES – Área de Projetos Industriais – Chefe de Departamento de Bens de Capital e de Indústrias Tradicionais – Chefia de equipes responsáveis pela análise e acompanhamento de projetos dos referidos segmentos industriais; 1978/1984 – BNDES - Área de Projetos Industriais – Gerente do Departamento de Bens de Capital e de Indústrias Tradicionais – Gerência de equipes responsáveis pela análise e acompanhamento de projetos dos segmentos de Materiais de Transporte, Máquinas Ferramenta, Automação Industrial e Fundição, dentre outros; 1973/1978 - BNDES - Área de Projetos Industriais – Economista do Departamento de Bens de Capital e de Indústrias Tradicionais – Analista de projetos dos segmentos de Materiais de Transporte, Fundição e de Bens de Consumo,  dentre outros; 1971/1973 – BNDES – Diversas Áreas – Estagiário. Participou dos seguintes Conselhos Fiscais: 2008/2010 – Conselheiro Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S. A.; 2008/2015 – Conselheiro Fiscal titular da AES Tietê S.A.; 2011/2015 – Conselheiro Deliberativo suplente (titular em 2015) da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES; 2008/2014 – Conselheiro Fiscal da AES Elpa S. A.; 2010/2011 – Conselheiro Fiscal titular da Eletropaulo Comunicações Ltda.; 2010/2017 – Conselheiro Fiscal titular da AES Communications Rio de Janeiro S.A.; 2003/2006 – Conselheiro Fiscal titular da Centrais Elétricas Brasileiras S. A. –    ELETROBRÁS; 1993/1994 – Conselheiro Fiscal titular da então Companhia Vale do Rio Doce. 

Roberto Figueiredo Mello Suplente

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. É membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia e, desde 1988, sócio da Pacaembu Serviços e Participações Ltda., empresa cuja principal atividade é a participação em outras sociedades. Foi membro do Conselho Fiscal do Barclay’s Bank entre 1995/2002, instituição financeira; diretor da Vocal Com. Veículos Ltda. entre 1989/1998, empresa concessionária de carros da marca Volvo; e, entre 1986 e 1998, diretor da SPP - Nemo S.A. Coml. Exportadora, empresa integrante do grupo econômico da Companhia à época, cuja principal atividade era distribuição de papel no Brasil e no exterior.

Luiz Gonzaga Ramos Schubert Suplente

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É membro Efetivo do Conselho Fiscal, da Financeira Alfa S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento, instituição financeira, de capital aberto, pertencentes ao Conglomerado Alfa, membro Suplente do Conselho Fiscal do Consórcio Alfa de Administração S.A.. O Consórcio Alfa de Administração S.A. é uma sociedade de participação, de capital aberto, que detêm participação na instituição financeira acima nomeada e em outras sociedades do Conglomerado Alfa. No período de 1999 até 2010, exerceu cargo de membro Efetivo do Conselho Fiscal do Banco Alfa de Investimento S.A, instituição financeira. Participa, desde junho de 2009, como sócio do escritório Barletta, Schubert e Luiz Sociedade de Advogados, escritório especializado em Direito Privado, com ênfase em Direito Societário. De 1972 a março de 2009, participou como estagiário e, depois, sócio do Escritório de Advocacia Augusto Lima S/C. Os Escritórios Barletta, Schubert e Luiz Sociedade de Advogados e Escritório de Advocacia Augusto Lima S/C são escritórios de advocacia e não pertencem a nenhum grupo econômico. 

 

Comitê de Gestão

Administradores com mandato até 2018

David Feffer Coordenador

Cursou Administração de Empresas e possui especialização na Columbia University (EUA), na escola de administração suíça IMD e no The Aspen Institute (USA). Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (a) desde 2003, é Presidente do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Gestão; e desde 2006, é membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (b) desde 2003, é Diretor Presidente da Suzano Holding S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos Diretores e planejamento estratégico geral da Suzano Holding S.A.; (c) desde 2001 é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Polpar S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela orientação geral dos negócios sociais, coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico da companhia; (d) desde 2004, é Diretor Presidente da IPLF Holding S.A., companhia fechada cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico geral da companhia; (e) de 2001 a 2014, foi Diretor Vice-Presidente e desde abril de 2015, é Diretor Presidente da Premesa S.A., controlada da Suzano Holding S.A. cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia. Também é membro do Conselho Consultivo Internacional da Lafarge e membro de várias instituições sociais e culturais, dentre as quais se destacam as seguintes atuações: Presidente do Conselho Diretor da Escola ALEF; Membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Membro do Conselho da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável; Vice-Presidente do Conselho Diretor e Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro Para o Desenvolvimento Sustentável; e Presidente do Conselho Curador e Diretor Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arymax.

Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos Membro

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1971. Atualmente, é (i) membro do Comitê de Gestão da Companhia, (ii) Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FNPQ), (iii) membro do Conselho Consultivo da Indústria Brasileira de Árvores-IBA, (iv) membro do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo. Também é membro do Conselheiro de Administração das seguintes empresas: São Martinho S.A., Odontoprev S.A., Camil Alimentos SA., Tegma Gestão Logística S.A. e CPFL Geração de Energia (na CPFL é Presidente do Conselho de Administração). Entre 1970 e 1977, atuou no Ministério da Indústria e Comércio - Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI). Entre 1977 e 1992, atuou como empregado e posteriormente Diretor da Área de Produtos Florestais, Meio Ambiente e Metalurgia da Companhia Vale do Rio Doce e como Diretor Presidente da Celulose Nipo-Brasileira S.A (Cenibra) e Florestas Rio Doce S.A.. Entre 1993 e 2006, foi Diretor Superintendente da Bahia Sul Celulose S.A. e da Companhia. Foi membro do Conselho de Administração da Brasil Agro Cia. Brasileira de Propriedades Agrícolas, entre setembro de 2007 à junho de 2010.

Claudio Thomaz Lobo Sonder Membro

Graduado em Engenharia Química e em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursou extensão universitária em Munique, na Alemanha, e em Boston, nos Estados Unidos. Claudio Sonder tem 40 anos de experiência profissional em empresas dos setores químico e farmacêutico. Entre 1983 e 1993, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Hoechst do Brasil Química e Farmacêutica S.A. Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (a) desde 2010, é Diretor Vice-Presidente Executivo e, desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia; (b) desde 2002 é membro do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose (sendo Vice-Presidente desde 2013), nossa controlada e companhia aberta cuja principal atividade é a fabricação, comércio, importação e exportação de celulose, papel e de outros produtos oriundos da transformação de essências florestais; desde 2006, é coordenador do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia e membro do Comitê de Auditoria da Suzano Papel e Celulose; e desde 2012, é membro do Comitê de Gestão da Suzano Papel e Celulose, sendo responsável, respectivamente, pela (i) orientação geral dos negócios sociais; (ii) coordenação da assessoria relacionada ao planejamento estratégico e de sustentabilidade da companhia; (iii) assessoria relacionada à análise das demonstrações financeiras, desenvolvimento dos controles internos e fiscalização das auditorias interna e externa da companhia; e (iv) análise referente à distribuição da remuneração anual dos administradores; (c) desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice Presidente Executivo da IPLF Holding S.A., companhia controlada pelos acionistas controladores da Companhia e cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (d) de 2010 a maio de 2015, foi Diretor e desde abril de 2015, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Polpar S.A., companhia aberta controlada pelos acionistas controladores da Companhia, cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (e) desde 2011, é Diretor da Alden.

Walter Schalka Membro

Engenheiro formado pelo ITA, e pós-graduado pela FGV, IMD e Harvard Business School. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente da Companhia. Iniciou sua carreira no Citibank, tendo em seguida ingressando na Holding Financeira do Grupo Klabin-Maepar. Em 1989, ingressou na Dixie-Toga, onde desde 1991 ocupou a Presidência, participando de forma decisiva nos processos de expansão, fusões e transferência do controle acionário da empresa. Em maio de 2005, ingressou no Grupo Votorantim para assumir a Presidência da Votorantim Cimentos, sendo responsável pelas suas operações no Brasil e em 14 outros países. Walter Schalka foi eleito pela RISI, maior agência de informações sobre a indústria de base florestal do mundo, o CEO do ano para o setor de celulose e papel na América Latina em 2015 e 2016.

 

Comitê de Sustentabilidade e Estratégia

Administradores com mandato até 2018

Claudio Thomaz Lobo Sonder Coordenador

Graduado em Engenharia Química e em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursou extensão universitária em Munique, na Alemanha, e em Boston, nos Estados Unidos. Claudio Sonder tem 40 anos de experiência profissional em empresas dos setores químico e farmacêutico. Entre 1983 e 1993, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Hoechst do Brasil Química e Farmacêutica S.A. Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (a) desde 2010, é Diretor Vice-Presidente Executivo e, desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia; (b) desde 2002 é membro do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose (sendo Vice-Presidente desde 2013), nossa controlada e companhia aberta cuja principal atividade é a fabricação, comércio, importação e exportação de celulose, papel e de outros produtos oriundos da transformação de essências florestais; desde 2006, é coordenador do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia e membro do Comitê de Auditoria da Suzano Papel e Celulose; e desde 2012, é membro do Comitê de Gestão da Suzano Papel e Celulose, sendo responsável, respectivamente, pela (i) orientação geral dos negócios sociais; (ii) coordenação da assessoria relacionada ao planejamento estratégico e de sustentabilidade da companhia; (iii) assessoria relacionada à análise das demonstrações financeiras, desenvolvimento dos controles internos e fiscalização das auditorias interna e externa da companhia; e (iv) análise referente à distribuição da remuneração anual dos administradores; (c) desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice Presidente Executivo da IPLF Holding S.A., companhia controlada pelos acionistas controladores da Companhia e cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (d) de 2010 a maio de 2015, foi Diretor e desde abril de 2015, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Polpar S.A., companhia aberta controlada pelos acionistas controladores da Companhia, cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (e) desde 2011, é Diretor da Alden.

David Feffer Membro

Cursou Administração de Empresas e possui especialização na Columbia University (EUA), na escola de administração suíça IMD e no The Aspen Institute (USA). Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (a) desde 2003, é Presidente do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Gestão; e desde 2006, é membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (b) desde 2003, é Diretor Presidente da Suzano Holding S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos Diretores e planejamento estratégico geral da Suzano Holding S.A.; (c) desde 2001 é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Polpar S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela orientação geral dos negócios sociais, coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico da companhia; (d) desde 2004, é Diretor Presidente da IPLF Holding S.A., companhia fechada cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico geral da companhia; (e) de 2001 a 2014, foi Diretor Vice-Presidente e desde abril de 2015, é Diretor Presidente da Premesa S.A., controlada da Suzano Holding S.A. cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia. Também é membro do Conselho Consultivo Internacional da Lafarge e membro de várias instituições sociais e culturais, dentre as quais se destacam as seguintes atuações: Presidente do Conselho Diretor da Escola ALEF; Membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Membro do Conselho da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável; Vice-Presidente do Conselho Diretor e Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro Para o Desenvolvimento Sustentável; e Presidente do Conselho Curador e Diretor Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arymax.

Daniel Feffer Membro

Graduado em Direito pela Universidade Mackenzie, cursou especialização na Fundação Getulio Vargas (FGV), além de Harvard University e Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, IMD, na Suíça, e e LBS-London Business School na Inglaterra. Atualmente é (i) Presidente do Conselho da ICC Brasil; (ii) Vice-Presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (iii) Vice-Presidente do Conselho Curador e Diretor Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arymax, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; (iv) Presidente do Conselho Diretor e Vice-Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; (v) Membro do Conselho da IBÁ; (vi) Membro do Conselho do IEDI - Instituto Econômico para Desenvolvimento Industrial; (vii) Membro Fundador do Conselho do Compromisso Todos Pela Educação; (viii) Membro do Conselho da FIESP; (ix) Membro do Conselho do MBC - Movimento Brasil Competitivo; (x) Membro do Conselho do ICC Internacional; e (xi) membro do Conselho do IRICE – Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior.

Jorge Feffer Membro

Cursou a Faculdade de Administração de Empresas da Fundação Armando Álvares Penteado. Em 1978, foi Assistente de Gabinete da Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia. Iniciou suas atividades na Nemofeffer S.A. (atual Suzano Holding S.A.) em 1979 como Assistente de Planejamento. Atualmente é (i) membro do Conselho de Administração e do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Suzano Papel e Celulose; (ii) Vice-Presidente do Conselho Diretor e membro do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; e (iii) Membro do Conselho Curador da Fundação Arymax. Em 2015, foi idealizador e patrocinador da Biblioteca Crítica Social, em parceria com a Realizações Editora Espaço Cultural. Nos últimos 5 anos ocupou os seguintes cargos (i) Diretor Vice-Presidente Corporativo da Suzano Holding S.A.; (ii) Diretor Vice-Presidente Corporativo da IPLF Holding S.A.; Diretor da Premesa S.A.; (iii)e (iv) Diretor Executivo da Nemonorte Imóveis e Participações Ltda.

Nildemar Secches Membro

Graduado em Engenharia Mecânica pela USP de São Carlos, pós-graduado em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro, tendo cursado doutorado em Economia pela Unicamp. Atualmente exerce os seguintes cargos:(i) desde 2008, é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (ii) desde 1998, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da WEG S/A, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, produção e comercialização de sistemas industriais, máquinas e equipamentos; (iii) desde 2004, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na fabricação e distribuição de motores, máquinas e equipamentos agrícolas e componentes para a indústria metalúrgica, ferroviária e automobilística; (iv) desde 2002, é membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na aplicação de capital próprio no comércio, na indústria, na agricultura e na prestação de serviços; e (v) desde 2012, é membro do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco. No período de 1972 a 1990, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, onde foi Diretor no período de 1987 a 1990. De 1990 a 1994, foi Diretor Geral Corporativo do Grupo Iochpe-Maxion Holding Indústria e, no período de 1995 a 2008, foi Diretor Presidente da Perdigão S.A. De 2007 a abril de 2013, foi Presidente do Conselho de Administração da BRF - Brasil Foods, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, comercialização e exploração de alimentos em geral.

 

Comitê de Auditoria

Administradores com mandato até 2018

Marco Antonio Bologna Coordenador

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e com curso de extensão em Serviços Financeiros pela Manchester Business School, no Reino Unido (1988). Atualmente é (i) Diretor Presidente do Banco Fator, (ii) membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria da Suzano Papel e Celulose e (iii) membro do Conselho de Administração da Multiplus Fidelidade. Anteriormente atuou como (i) Diretor Presidente da TAM S.A. (empresa controladora que reúne a TAM Linhas Aéreas; a TAM Airlines e a Multiplus Fidelidade), (ii) membro do Conselho da Administração da Tam S.A. de setembro de 2009 a junho de 2012, (iii) Diretor Presidente da Tam Linhas Aéreas de janeiro de 2004 a dezembro de 2007 e de fevereiro de 2012 a maio de 2013, (iv) Vice Presidente de Finanças e Gestão e Diretor de Relações com o mercado da Tam Linhas Aéreas de março de 2001 a maio de 2003, (v) membro do Conselho de Administração da WTorre Properties, companhia aberta cuja principal atividade é o desenvolvimento de projetos imobiliários sob medida para locação; (vi) Diretor Geral do Grupo WTorre S.A., empresa que atua no ramo de construção e engenharia no ano de 2008, (vii) Diretor Presidente e membro do Conselho de administração da Tam Aviação Executiva S.A. de março 2009 a março de 2010. Entre novembro de 1977 e março de 2001, passou pelo Banco Francês e Brasileiro, pelo Lloyds Bank, pelo Chase Manhattan, pelo Banco Itamarati, pelo Banco SRL e pelo Banco Inter American Express, de onde saiu como diretor superintendente. Entre 2003 e 2004, presidiu o Banco VR S/A. Durante a sua vida profissional, ocupou os cargos de administração nas seguintes companhias abertas: Invest Tur Brasil - Desenvolvimento Imobiliário Turístico S.A., companhia aberta no setor de desenvolvimento imobiliário turístico, e Banco Daycoval S/A, instituição financeira.

Carlos Biedermann Membro

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Administração Pública pela mesma instituição. Possui pós-graduação em Mercado de Capitais pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente é (a) membro do Comitê de Auditoria da Companhia e também das seguintes empresas; (b) membro do Comitê de Auditoria do Grupo Algar, uma holding brasileira cuja principal atividade é atuação em tecnologia da informação e telecomunicações, agronegócios, construção civil serviços e turismo; (c) membro do Comitê de Auditoria da BB Seguridade, empresa brasileira de seguros pertencente ao Banco do Brasil, cuja principal atividade é atuação nos ramos de produtos de seguros, previdência aberta, capitalização e serviços de corretagem; (d) desde 2002, membro do Conselho de Administração da Valmont, uma empresa industrial que atua na agroindustria; (e) membro do Conselho da Amcham do Rio Grande do Sul, uma Câmara Americana de comércio, e Agenda 2020; (f) é Presidente do Conselho de Administração do Porto Alegre Health Care, grupo sem fins lucrativos que reúne players públicos e privados para a divulgação da cidade e o fomento do turismo médico. Desde 2002, é sócio líder na PricewaterhouseCoopers (PwC), uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria, consultoria e outros serviços acessórios para todo tipo de empresas. Anteriormente, foi (a) Presidente do Comitê de Auditoria por 5 anos e Vice-Presidente entre 2013/2014 do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), uma organização sem fins lucrativos cuja principal atividade é o desenvolvimento das melhores práticas de governança corporativa; (b) membro do Conselho de Administração por 6 anos e conselheiro por 2 anos do Young Presidents Organization (YPO/WPO), uma rede global de diretores executivos; (c) o primeiro membro independente do Conselho de Administração da empresa Calçados Azaleia, uma empresa de calçados brasileira, e membro da Mesa Administrativa por cerca de 15 anos na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, um conjunto de sete hospitais de várias especialidades localizado em Porto Alegre - RS.

Claudio Thomaz Lobo Sonder Membro

Graduado em Engenharia Química e em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursou extensão universitária em Munique, na Alemanha, e em Boston, nos Estados Unidos. Claudio Sonder tem 40 anos de experiência profissional em empresas dos setores químico e farmacêutico. Entre 1983 e 1993, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Hoechst do Brasil Química e Farmacêutica S.A. Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (a) desde 2010, é Diretor Vice-Presidente Executivo e, desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia; (b) desde 2002 é membro do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose (sendo Vice-Presidente desde 2013), nossa controlada e companhia aberta cuja principal atividade é a fabricação, comércio, importação e exportação de celulose, papel e de outros produtos oriundos da transformação de essências florestais; desde 2006, é coordenador do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia e membro do Comitê de Auditoria da Suzano Papel e Celulose; e desde 2012, é membro do Comitê de Gestão da Suzano Papel e Celulose, sendo responsável, respectivamente, pela (i) orientação geral dos negócios sociais; (ii) coordenação da assessoria relacionada ao planejamento estratégico e de sustentabilidade da companhia; (iii) assessoria relacionada à análise das demonstrações financeiras, desenvolvimento dos controles internos e fiscalização das auditorias interna e externa da companhia; e (iv) análise referente à distribuição da remuneração anual dos administradores; (c) desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice Presidente Executivo da IPLF Holding S.A., companhia controlada pelos acionistas controladores da Companhia e cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (d) de 2010 a maio de 2015, foi Diretor e desde abril de 2015, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Polpar S.A., companhia aberta controlada pelos acionistas controladores da Companhia, cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (e) desde 2011, é Diretor da Alden.

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