Administração

Diretoria

Administradores com mandato até AGO de 2019

MEMBROS CARGOS
Walter Schalka Diretor Presidente

Walter Schalka é engenheiro formado pelo ITA, e pós-graduado pela FGV, IMD e Harvard Business School. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente da Companhia. Iniciou sua carreira no Citibank, tendo em seguida ingressando na Holding Financeira do Grupo Klabin-Maepar. Em 1989, ingressou na Dixie-Toga, onde desde 1991 ocupou a Presidência, participando de forma decisiva nos processos de expansão, fusões e transferência do controle acionário da empresa. Em maio de 2005, ingressou no Grupo Votorantim para assumir a Presidência da Votorantim Cimentos, sendo responsável pelas suas operações no Brasil e em 14 outros países. Walter Schalka foi eleito pela RISI, maior agência de informações sobre a indústria de base florestal do mundo, o CEO do ano para o setor de celulose e papel na América Latina em 2015, 2016 e 2017.

Alexandre Chueri Neto Diretor Executivo Florestal

Graduado em 1982 em Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal pela ESALQ/USP de Piracicaba, com mestrado em Administração de Empresas pela FGV/SP. Alexandre Chueri Neto é Diretor Executivo Florestal da Suzano Papel e Celulose, posição que ocupa desde julho de 2013. Iniciou sua carreira como consultor associado à Ideadeco Ltda., atuando nas áreas de irrigação e agroindústria, e em seguida ingressou na Construtora Norberto Odebrecht S.A., no cargo de gerente de obras agrícolas e agroindustriais. Em 1991, assumiu o cargo de Diretor Superintendente na Ciplan - Cimento Planalto S.A.

Carlos Aníbal de Almeida Jr Diretor Executivo de Celulose

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui pós-graduação MBA pelo Ibmec São Paulo. Carlos Aníbal ingressou na Suzano em 2003 como Gerente Executivo da Unidade de Negócio Celulose e em 2008 migrou para as operações comerciais de Papel, tornando-se Diretor Executivo da Unidade de Negócio Papel. Em 2014 passou a responder também pela Diretoria Executiva da Unidade de Celulose da empresa. Em 2017, com o redesenho da estrutura organizacional da companhia, Aníbal assumiu a Diretoria Executiva de Celulose, sendo responsável tanto pelas operações industriais como comerciais da Unidade de Negócio. O executivo iniciou sua carreira na General Electric do Brasil, onde ocupou o cargo de Gerente Geral de Vendas para América Latina na Divisão de Sistemas Industriais. 

Fabio Prado Diretor Executivo de Bens de Consumo

Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Administração pela Harvard Business School. Ele iniciou sua trajetória profissional na Unilever, onde entrou como trainee e permaneceu na empresa por quase 30 anos. Ele foi presidente da Unilever México e, no mesmo país, foi responsável por estabelecer os negócios locais da JBS. É Diretor Executivo de Bens de Consumo da Suzano Papel e Celulose, posição criada em agosto de 2017, sendo o responsável pelas operações da Suzano no segmento de tissue (papéis sanitários). 

  Diretora Executiva de Gente e Gestão

 

Leonardo Grimaldi Diretor Executivo de Papel

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e possui cursos de especialização em Wharton, na Universidade da Pensilvânia, e Singularity University, no Vale do Silício, nos EUA. Ele está na Suzano Papel e Celulose desde 2000, onde exerceu diversas posições nas áreas de Marketing e Comercial até se tornar Diretor de Operações Comerciais, em 2011, e responsável pelas vendas globais de papel da empresa. Grimaldi também liderou o programa Suzano Mais.

Marcelo Feriozzi Bacci Diretor Executivo de Finanças e RI

Graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), possui pós-graduação MBA pela Stanford University Graduate School of Business. Marcelo Bacci é Diretor Executivo de Finanças e de Relações com Investidores da Suzano Papel e Celulose. Também é Presidente do Conselho de Administração da Ibema Papelcartão. Na Suzano, ele comanda as áreas de Tesouraria, Crédito, Relações com Investidores, Controladoria, Planejamento, Serviços Compartilhados, Tecnologia da Informação, Gestão de Riscos, Compliance e Suprimentos. Iniciou sua carreira no Unibanco em 1991 e acumula passagens pela Promon, como Diretor Executivo, pela Louis Dreyfus Commodities, como Diretor Vice-Presidente Financeiro, e pela Suzano Holding, como Vice-Presidente Executivo.

  Diretor Executivo de Inovação e Novos Negócios

 

 

Conselho de Administração

Administradores com mandato até AGO de 2020

MEMBROS CARGOS
David Feffer Presidente

Estudou Administração de Empresas no Brasil e possui cursos de especialização na Harvard Business School (EUA), na Columbia University (EUA), no IMD (Suíça), no The Aspen Institute (EUA), na Singularity University (EUA) e na Stanford University (EUA). Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (i) desde 2003, é Presidente do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Gestão; e desde 2006, é membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (ii) desde 2003, é Diretor Presidente da Suzano Holding S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos Diretores e planejamento estratégico geral da Suzano Holding S.A.; (iii) desde 2001 é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Polpar S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela orientação geral dos negócios sociais, coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico da companhia; (iv) desde 2004, é Diretor Presidente da IPLF Holding S.A., companhia fechada cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico geral da companhia; (v) de 2001 a 2015, foi Diretor Vice-Presidente e desde abril de 2015, é Diretor Presidente da Premesa S.A., controlada da Suzano Holding S.A. cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia. Também é membro de várias instituições sociais e culturais, dentre as quais se destacam as seguintes atuações: Presidente do Conselho Diretor da Escola ALEF-Peretz; Membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Vice-Presidente do Conselho Diretor e Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro Para o Desenvolvimento Sustentável; e Presidente do Conselho Curador e Diretor Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arymax. 

Claudio Thomaz Lobo Sonder Vice-Presidente

Graduado em Engenharia Química e em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursou extensão universitária em Munique, na Alemanha, e em Boston, nos Estados Unidos. Claudio Sonder tem 40 anos de experiência profissional em empresas dos setores químico e farmacêutico. Entre 1983 e 1993, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Hoechst do Brasil Química e Farmacêutica S.A. Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (a) desde 2010, é Diretor Vice-Presidente Executivo e, desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Suzano Holding S.A., controladora da companhia; (b) desde 2002 é membro do Conselho de Administração da Companhia (sendo Vice-Presidente desde 2013); desde 2006, é coordenador do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia e membro do Comitê de Auditoria da Companhia; e desde 2012, é membro do Comitê de Gestão da Companhia, sendo responsável, respectivamente, pela (i) orientação geral dos negócios sociais; (ii) coordenação da assessoria relacionada ao planejamento estratégico e de sustentabilidade da companhia; (iii) assessoria relacionada à análise das demonstrações financeiras, desenvolvimento dos controles internos e fiscalização das auditorias interna e externa da companhia; e (iv) análise referente à distribuição da remuneração anual dos administradores; (c) desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice Presidente Executivo da IPLF Holding S.A., companhia controlada pelos acionistas controladores da Suzano Holding e cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (d) de 2010 a maio de 2015, foi Diretor e desde abril de 2015, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Polpar S.A., companhia aberta controlada pelos acionistas controladores da Suzano Holding, cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (e) desde 2011, é Diretor da Alden Desenvolvimento Imobiliário Ltda.; (f) desde 2010, é membro do Conselho Diretor e do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável; (g) desde 2010, é membro do Conselho de Administração da MDS, SGPS, S.A. (sendo a partir de março de 2018 Presidente do Conselho de Administração), companhia constituída de acordo com as leis da Portugal cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (h) desde abril de 2015, é Diretor da Premesa S.A., controlada da Companhia cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (i) desde 2011, é membro do Conselho Curador e desde 2013, é membro da diretoria executiva da Fundação Arymax, associação cuja atividade principal é a promoção, apoio e desenvolvimento de atividades ligadas a interesses sociais. Claudio Sonder também é membro do Conselho de Administração do Grupo RBS S.A., companhia cuja atividade principal é a comunicação multimídia através de emissoras de televisão, rádio, jornais e portal na internet. 

Daniel Feffer Vice-Presidente

Graduado em Direito pela Universidade Mackenzie, cursou especialização na Fundação Getúlio Vargas, além de Harvard University e Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, IMD, na Suíça, e e LBS-London Business School na Inglaterra. Atualmente é (i) Presidente do Conselho da ICC Brasil; (ii) Vice-Presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (iii) Vice-Presidente do Conselho Curador e Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arymax, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; (iv) Presidente do Conselho Diretor e Vice-Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; (v) Membro do Conselho da IBÁ; (vi) Membro do Conselho do IEDI - Instituto Econômico para Desenvolvimento Industrial; (vii) Membro Fundador do Conselho do Compromisso Todos Pela Educação; (viii) Membro do Conselho da FIESP; (ix) Membro do Conselho do MBC - Movimento Brasil Competitivo; e (x) Membro Executivo do Conselho do ICC Internacional.

Antonio de Souza Corrêa Meyer Conselheiro

Antonio Meyer é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. É sócio fundador do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, onde trabalha até hoje. Nos últimos 5 anos, atuou como: (i) membro do Conselho de Administração da Suzano Holding, nossa controladora e companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, e da IPLF Holding S.A. desde 2013; (ii) membro do Conselho de Administração da Companhia; (iii) Conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP; (iv) membro da Diretoria Executiva do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados; e (v) membro do Conselho de Administração da ICC Brasil International Chamber of Commerce e do respectivo comitê de Arbitragem. Faz, também, parte dos Conselhos Consultivo e Curador da Fundação Faculdade de Medicina de São Paulo, Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos (CONJUR) da FIESP e da Câmara de Mediação e Arbitragem da CIESP- FIESP e Conselheiro do Instituto de Oncologia de São Paulo, Hospital Otavio Frias de Oliveira e membro do comitê de Aquisições e Fusões (CAF) da B3. Foi Diretor e Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); Conselheiro Legal e Presidente do Comitê Legislativo da American Chamber of Commerce for Brazil (entre 1987 e 1989); Diretor da Câmara Americana do Brasil e membro do Comitê Legislativo da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA); Presidente do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (2006/2008). Exerceu as funções públicas de Secretário da Justiça e de Secretário da Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo. Condecorado com o Colar do Mérito Judiciário, outorgado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. É membro da International Bar Association; da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto dos Advogados de São Paulo. Não ocupou outros cargos de administração em companhias abertas. O Sr. Antonio Meyer declarou que, para todos os fins de direito, não esteve sujeito, nos últimos 05 anos, aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Jorge Feffer Conselheiro

Cursou a Faculdade de Administração de Empresas da Fundação Armando Álvares Penteado. Em 1978, foi Assistente de Gabinete da Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia. Iniciou suas atividades na Nemofeffer S.A. (atual Suzano Holding S.A.) em 1979 como Assistente de Planejamento. Atualmente é (i) Membro do Conselho de Administração e Membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Suzano Papel e Celulose S.A.; (ii) Vice-Presidente do Conselho Diretor e membro do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável; e (iii) Membro do Conselho Curador da Fundação Filantrópica Arymax. Em 2015, foi idealizador e patrocinador da Biblioteca Crítica Social, em parceria com a Realizações Editora Espaço Cultural. Nos últimos 5 anos ocupou os seguintes cargos (i) Diretor VicePresidente Corporativo da Suzano Holding S.A.; (ii) Diretor Vice-Presidente Corporativo da IPLF Holding S.A.; (iii) Diretor da Premesa S.A.; e (iv) Diretor Executivo da Nemonorte Imóveis e Participações Ltda. 

Maria Priscila Rodini Vansetti Machado Conselheiro

A Sra. Priscila Vansetti é formada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e especializou-se em Executive Management e Global Strategy Leadership pela Wharton School (Universidade da Pensilvânia). Priscila iniciou sua carreira na DuPont Brasil em 1981, na divisão agrícola, assumindo posições de liderança nas áreas Regulatória, Relações Governamentais e Pesquisa & Desenvolvimento. Em 1996, foi transferida para Wilmington (Delaware, Estados Unidos), quando assumiu diferentes posições nas áreas de Desenvolvimento e Marketing. Em 2008, foi promovida a diretora de Negócios da DuPont Canadá, sendo realocada para a unidade de Mississauga (Ontário, Canadá). Entre setembro de 2014 e setembro de 2015, exerceu a função de diretora global de Planejamento Estratégico da DuPont Proteção de Cultivos. Em outubro de 2015 retornou ao Brasil onde assumiu as posições de Diretora-Presidente da DuPont do Brasil e Vice-Presidente para America Latina da DuPont Proteção de Cultivos na DuPont do Brasil e America Latina. Com a fusão da Dow e DuPont em Setembro de 2017, Priscila foi nomeada Diretora Global de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Corteva AgrisciencesTM , Divisão Agrícola da DowDuPontTM , em Indianápolis, Indiana. Nos últimos anos Priscila serviu nos Conselho de Diretores da Câmara Americana do Comércio (AmCham), da Associação Brasilieira da Indústria Quimica (ABIQUIM), no Conselho de Agro-negócio da FIESP e no Conselho de Diretores da Associação Canadense de Proteção de Cultivos (CropLife Canada). Atualmente Priscila serve nos Conselhos de Diretores do Centro Internacional de Indianápolis, Indiana (The International Center), e no Conselho de Diretores do Diálogo Inter-Americano (Inter-American Dialogue) em Washington, D.C.

Nildemar Secches Conselheiro

Graduado em Engenharia Mecânica pela USP de São Carlos, pós-graduado em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro, tendo cursado doutorado em Economia pela Unicamp. Atualmente exerce os seguintes cargos: (i) desde 2008, é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (ii) desde 1998, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da WEG S/A, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, produção e comercialização de sistemas industriais, máquinas e equipamentos; (iii) desde 2004, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na fabricação e distribuição de motores, máquinas e equipamentos agrícolas e componentes para a indústria metalúrgica, ferroviária e automobilística; (iv) desde 2002, é membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na aplicação de capital próprio no comércio, na indústria, na agricultura e na prestação de serviços; e (v) Foi membro do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco no período de 2002 a 2017. No período de 1972 a 1990, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, onde foi Diretor no período de 1987 a 1990. De 1990 a 1994, foi Diretor Geral Corporativo do Grupo Iochpe-Maxion Holding Indústria e, no período de 1995 a 2008, foi Diretor Presidente da Perdigão S.A. De 2007 a abril de 2013, foi Presidente do Conselho de Administração da BRF - Brasil Foods, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, comercialização e exploração de alimentos em geral.

Rodrigo Kede de Freitas Lima Conselheiro

Formado em Engenharia Mecânica e de Produção pela Universidade Pontifícia Católica (PUC – RJ), MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercados de Capital, atual INSPER (São Paulo) e pela Harvard Business School (AMP 192). Atualmente, o Sr. Rodrigo Kede Lima exerce o cargo de Presidente da Divisão de Serviços da IBM em NY. Rodrigo é também membro do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose, membro do Conselho Consultivo da Dom Cabral (FDC). . Até 2017 foi Presidente do Conselho de Administração do IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros) e da AmCham (Câmara Americana de Comércio). Trabalhando na IBM desde 1993, Rodrigo Kede já viveu diversas vezes fora do Brasil e nos ultimos anos ocupou o cargo de Presidente da IBM para América Latina (até 2017). Presidente da IBM Brasil (ate 2014), Vice Presidente de Unidade de Serviços Brasil, Vice Presidente Mundial de Estratégia e Transformação, CFO da IBM América Latina e CFO da IBM Brasil. Rodrigo Kede também foi, durante parte do ano de 2015, Diretor-Presidente e membro do Conselho de Administração da TOTVS. Rodrigo é brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, casado e pai de dois filhos.

 

Conselho Fiscal

Administradores com mandato até AGO de 2019

Eraldo Soares Peçanha Efetivo

Bacharel em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Teve como principais experiências profissionais: Aracruz Celulose S.A. - Gerente de Contabilidade, de Auditoria Interna e Controller (1974 a 1996); CSN-Cia. Siderúrgica Nacional - Diretor de Controladoria e Informática (1996 a 2003); Embratel S.A. - Diretor de Controladoria e Diretor Executivo de Governança Corporativa (2003 a 2008); Icatu Seguros S.A. - Diretor Executivo de Serviços a Clientes (2008 a 2011). Foi membro efetivo do Conselho Fiscal da JBS de dezembro de 2016 a setembro de 2017 e na Cadam S.A. a partir de janeiro de 2017. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal das empresas de capital aberto: Vale, Net Serviços de Comunicação e Ideiasnet e de S.A.s fechadas: Ferrovia Centro Atlântica, Itá Energética e Officer Distribuidora Prod. Tecnologia. Também foi Conselheiro Fiscal das entidades de previdência privada de algumas empresas onde trabalhou. Desde 2012 vem atuando como consultor nas áreas de Governança Corporativa, Controladoria e Processos & Sistemas Contábeis/Financeiros. 

Luiz Augusto Marques Paes Efetivo

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Desde abril de 1991, é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. É sócio do escritório Paes e Colauto – Sociedade de Advogados, onde presta assessoria jurídica e consultoria tributária e societária. Atualmente, também é membro efetivo do Conselho Fiscal da companhia JSL S.A., empresa de capital aberto cuja principal atividade é a prestação de serviços na área de logística, do Conselho Fiscal da companhia Movida Participações S.A., empresa de capital aberto cuja principal atividade é a locação de veículos e prestação de serviços de gerenciamento, gestão e manutenção de frota. 

Rubens Barletta Efetivo

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É membro Efetivo do Conselho Fiscal da Companhia e também das seguintes empresas: (i) Banco Alfa de Investimento S.A., instituição financeira, (ii) Alfa Holdings S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades do grupo Alfa e Tegma Gestão Logística S/A., empresa cuja principal atividade é a prestação de serviços logísticos. No período de 1999 até 2010, ocupou o cargo de membro Efetivo do Conselho Fiscal da Financeira Alfa S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento, instituição financeira de capital aberto e do Consórcio Alfa de Administração S.A., sociedade de capital aberto cuja principal atividade é a participação em outras sociedades do grupo Alfa. Participa, desde junho de 2009, como sócio do escritório Barletta, Schubert e Luiz Sociedade de Advogados, escritório especializado em Direito Privado, com ênfase em Direito Societário. Desde o ano de 1961 até o ano de 2008 participou como funcionário, estagiário e, depois, sócio do Escritório de Advocacia Augusto Lima S/C.

Kurt Janos Toth Suplente

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense em 1973. Pós Graduação em Finanças pela PUC/RJ. Possui como experiência profissional: 2006/2008 – BNDES – Área de Controle – Departamento de Controle Interno – Economista – Participação na equipe responsável pela estruturação do sistema de Controles Internos do BNDES; 1988/2006 – BNDES – Área de Crédito – Departamento de Crédito – Chefe de Departamento – Coordenação da equipe que concebeu e operou o Sistema de Classificação de Risco de Empresas adotado pelo BNDES e a Política de Crédito, sob a ótica de Risco, no Banco; 1984/1986 – BNDES – Área de Projetos Industriais – Chefe de Departamento de Bens de Capital e de Indústrias Tradicionais – Chefia de equipes responsáveis pela análise e acompanhamento de projetos dos referidos segmentos industriais; 1978/1984 – BNDES - Área de Projetos Industriais – Gerente do Departamento de Bens de Capital e de Indústrias Tradicionais – Gerência de equipes responsáveis pela análise e acompanhamento de projetos dos segmentos de Materiais de Transporte, Máquinas Ferramenta, Automação Industrial e Fundição, dentre outros; 1973/1978 - BNDES - Área de Projetos Industriais – Economista do Departamento de Bens de Capital e de Indústrias Tradicionais – Analista de projetos dos segmentos de Materiais de Transporte, Fundição e de Bens de Consumo, dentre outros; 1971/1973 – BNDES – Diversas Áreas – Estagiário. Participou dos seguintes Conselhos Fiscais: 2016/2017 – Tupy S.A., 2008/2017 – Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S. A.; 2008/2016 – AES Tietê S.A.; 2008/2017 – AES Elpa S. A.; 2010/2011 – Eletropaulo Comunicações Ltda.; 2010/2011 – AES Communications Rio de Janeiro S.A.; 2003/2006 – Centrais Elétricas Brasileiras S. A. – ELETROBRÁS; 1993/1994 – Companhia Vale do Rio Doce, em todos como titular. Em 2011/15 participou também do Conselho Deliberativo da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES.  

Roberto Figueiredo Mello Suplente

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. É membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia e, desde 1988, sócio fundador da Pacaembu Serviços e Participações Ltda., empresa prestadora de serviços paralegais e de suporte administrativo em geral. Foi membro do Conselho Fiscal do Barclay’s Bank entre 1995/2002, instituição financeira; diretor da Vocal Com. Veículos Ltda. entre 1989/1998, empresa concessionária de carros da marca Volvo; e, entre 1986 e 1998, diretor da SPP - Nemo S.A. Coml. Exportadora, empresa integrante do grupo econômico da Companhia à época, cuja principal atividade era distribuição de papel no Brasil e no exterior.

Luiz Gonzaga Ramos Schubert Suplente

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É membro Efetivo do Conselho Fiscal, da Financeira Alfa S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento, instituição financeira, de capital aberto, pertencentes ao Conglomerado Alfa, membro Suplente do Conselho Fiscal do Consórcio Alfa de Administração S.A.. O Consórcio Alfa de Administração S.A. é uma sociedade de participação, de capital aberto, que detêm participação na instituição financeira acima nomeada e em outras sociedades do Conglomerado Alfa. No período de 1999 até 2010, exerceu cargo de membro Efetivo do Conselho Fiscal do Banco Alfa de Investimento S.A, instituição financeira. Participa, desde junho de 2009, como sócio do escritório Barletta, Schubert e Luiz Sociedade de Advogados, escritório especializado em Direito Privado, com ênfase em Direito Societário. De 1972 a março de 2009, participou como estagiário e, depois, sócio do Escritório de Advocacia Augusto Lima S/C. Os Escritórios Barletta, Schubert e Luiz Sociedade de Advogados e Escritório de Advocacia Augusto Lima S/C são escritórios de advocacia e não pertencem a nenhum grupo econômico.

 

Comitê de Gestão

Administradores com mandato até AGO de 2020

David Feffer Coordenador

Estudou Administração de Empresas no Brasil e possui cursos de especialização na Harvard Business School (EUA), na Columbia University (EUA), no IMD (Suíça), no The Aspen Institute (EUA), na Singularity University (EUA) e na Stanford University (EUA). Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (i) desde 2003, é Presidente do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Gestão; e desde 2006, é membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (ii) desde 2003, é Diretor Presidente da Suzano Holding S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos Diretores e planejamento estratégico geral da Suzano Holding S.A.; (iii) desde 2001 é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Polpar S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela orientação geral dos negócios sociais, coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico da companhia; (iv) desde 2004, é Diretor Presidente da IPLF Holding S.A., companhia fechada cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico geral da companhia; (v) de 2001 a 2015, foi Diretor Vice-Presidente e desde abril de 2015, é Diretor Presidente da Premesa S.A., controlada da Suzano Holding S.A. cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia. Também é membro de várias instituições sociais e culturais, dentre as quais se destacam as seguintes atuações: Presidente do Conselho Diretor da Escola ALEF-Peretz; Membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Vice-Presidente do Conselho Diretor e Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro Para o Desenvolvimento Sustentável; e Presidente do Conselho Curador e Diretor Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arymax. 

Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos Membro

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1971. Atualmente, é (i) membro do Comitê de Gestão da Companhia, (ii) Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FNPQ), (iii) membro do Conselho Consultivo da Indústria Brasileira de Árvores-IBA, (iv) membro do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo. Também é membro do Conselheiro de Administração das seguintes empresas: São Martinho S.A., Odontoprev S.A., Camil Alimentos SA., Tegma Gestão Logística S.A. e CPFL Geração de Energia (na CPFL é Presidente do Conselho de Administração). Entre 1970 e 1977, atuou no Ministério da Indústria e Comércio - Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI). Entre 1977 e 1992, atuou como empregado e posteriormente Diretor da Área de Produtos Florestais, Meio Ambiente e Metalurgia da Companhia Vale do Rio Doce e como Diretor Presidente da Celulose Nipo-Brasileira S.A (Cenibra) e Florestas Rio Doce S.A.. Entre 1993 e 2006, foi Diretor Superintendente da Bahia Sul Celulose S.A. e da Companhia. Foi membro do Conselho de Administração da Brasil Agro Cia. Brasileira de Propriedades Agrícolas, entre setembro de 2007 à junho de 2010. 

Claudio Thomaz Lobo Sonder Membro

Graduado em Engenharia Química e em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursou extensão universitária em Munique, na Alemanha, e em Boston, nos Estados Unidos. Claudio Sonder tem 40 anos de experiência profissional em empresas dos setores químico e farmacêutico. Entre 1983 e 1993, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Hoechst do Brasil Química e Farmacêutica S.A. Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (a) desde 2010, é Diretor Vice-Presidente Executivo e, desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Suzano Holding S.A., controladora da companhia; (b) desde 2002 é membro do Conselho de Administração da Companhia (sendo Vice-Presidente desde 2013); desde 2006, é coordenador do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia e membro do Comitê de Auditoria da Companhia; e desde 2012, é membro do Comitê de Gestão da Companhia, sendo responsável, respectivamente, pela (i) orientação geral dos negócios sociais; (ii) coordenação da assessoria relacionada ao planejamento estratégico e de sustentabilidade da companhia; (iii) assessoria relacionada à análise das demonstrações financeiras, desenvolvimento dos controles internos e fiscalização das auditorias interna e externa da companhia; e (iv) análise referente à distribuição da remuneração anual dos administradores; (c) desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice Presidente Executivo da IPLF Holding S.A., companhia controlada pelos acionistas controladores da Suzano Holding e cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (d) de 2010 a maio de 2015, foi Diretor e desde abril de 2015, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Polpar S.A., companhia aberta controlada pelos acionistas controladores da Suzano Holding, cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (e) desde 2011, é Diretor da Alden Desenvolvimento Imobiliário Ltda.; (f) desde 2010, é membro do Conselho Diretor e do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável; (g) desde 2010, é membro do Conselho de Administração da MDS, SGPS, S.A. (sendo a partir de março de 2018 Presidente do Conselho de Administração), companhia constituída de acordo com as leis da Portugal cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (h) desde abril de 2015, é Diretor da Premesa S.A., controlada da Companhia cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (i) desde 2011, é membro do Conselho Curador e desde 2013, é membro da diretoria executiva da Fundação Arymax, associação cuja atividade principal é a promoção, apoio e desenvolvimento de atividades ligadas a interesses sociais. Claudio Sonder também é membro do Conselho de Administração do Grupo RBS S.A., companhia cuja atividade principal é a comunicação multimídia através de emissoras de televisão, rádio, jornais e portal na internet.

Walter Schalka Membro

Walter Schalka é engenheiro formado pelo ITA, e pós-graduado pela FGV, IMD e Harvard Business School. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente da Companhia. Iniciou sua carreira no Citibank, tendo em seguida ingressando na Holding Financeira do Grupo Klabin-Maepar. Em 1989, ingressou na Dixie-Toga, onde desde 1991 ocupou a Presidência, participando de forma decisiva nos processos de expansão, fusões e transferência do controle acionário da empresa. Em maio de 2005, ingressou no Grupo Votorantim para assumir a Presidência da Votorantim Cimentos, sendo responsável pelas suas operações no Brasil e em 14 outros países. Walter Schalka foi eleito pela RISI, maior agência de informações sobre a indústria de base florestal do mundo, o CEO do ano para o setor de celulose e papel na América Latina em 2015, 2016 e 2017.

 

Comitê de Sustentabilidade e Estratégia

Administradores com mandato até AGO de 2020

Claudio Thomaz Lobo Sonder Coordenador

Graduado em Engenharia Química e em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursou extensão universitária em Munique, na Alemanha, e em Boston, nos Estados Unidos. Claudio Sonder tem 40 anos de experiência profissional em empresas dos setores químico e farmacêutico. Entre 1983 e 1993, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Hoechst do Brasil Química e Farmacêutica S.A. Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (a) desde 2010, é Diretor Vice-Presidente Executivo e, desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Suzano Holding S.A., controladora da companhia; (b) desde 2002 é membro do Conselho de Administração da Companhia (sendo Vice-Presidente desde 2013); desde 2006, é coordenador do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia e membro do Comitê de Auditoria da Companhia; e desde 2012, é membro do Comitê de Gestão da Companhia, sendo responsável, respectivamente, pela (i) orientação geral dos negócios sociais; (ii) coordenação da assessoria relacionada ao planejamento estratégico e de sustentabilidade da companhia; (iii) assessoria relacionada à análise das demonstrações financeiras, desenvolvimento dos controles internos e fiscalização das auditorias interna e externa da companhia; e (iv) análise referente à distribuição da remuneração anual dos administradores; (c) desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice Presidente Executivo da IPLF Holding S.A., companhia controlada pelos acionistas controladores da Suzano Holding e cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (d) de 2010 a maio de 2015, foi Diretor e desde abril de 2015, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Polpar S.A., companhia aberta controlada pelos acionistas controladores da Suzano Holding, cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (e) desde 2011, é Diretor da Alden Desenvolvimento Imobiliário Ltda.; (f) desde 2010, é membro do Conselho Diretor e do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável; (g) desde 2010, é membro do Conselho de Administração da MDS, SGPS, S.A. (sendo a partir de março de 2018 Presidente do Conselho de Administração), companhia constituída de acordo com as leis da Portugal cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (h) desde abril de 2015, é Diretor da Premesa S.A., controlada da Companhia cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (i) desde 2011, é membro do Conselho Curador e desde 2013, é membro da diretoria executiva da Fundação Arymax, associação cuja atividade principal é a promoção, apoio e desenvolvimento de atividades ligadas a interesses sociais. Claudio Sonder também é membro do Conselho de Administração do Grupo RBS S.A., companhia cuja atividade principal é a comunicação multimídia através de emissoras de televisão, rádio, jornais e portal na internet.

David Feffer Membro

Estudou Administração de Empresas no Brasil e possui cursos de especialização na Harvard Business School (EUA), na Columbia University (EUA), no IMD (Suíça), no The Aspen Institute (EUA), na Singularity University (EUA) e na Stanford University (EUA). Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (i) desde 2003, é Presidente do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Gestão; e desde 2006, é membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (ii) desde 2003, é Diretor Presidente da Suzano Holding S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos Diretores e planejamento estratégico geral da Suzano Holding S.A.; (iii) desde 2001 é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Polpar S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela orientação geral dos negócios sociais, coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico da companhia; (iv) desde 2004, é Diretor Presidente da IPLF Holding S.A., companhia fechada cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela coordenação dos demais Diretores e planejamento estratégico geral da companhia; (v) de 2001 a 2015, foi Diretor Vice-Presidente e desde abril de 2015, é Diretor Presidente da Premesa S.A., controlada da Suzano Holding S.A. cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia. Também é membro de várias instituições sociais e culturais, dentre as quais se destacam as seguintes atuações: Presidente do Conselho Diretor da Escola ALEF-Peretz; Membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Vice-Presidente do Conselho Diretor e Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro Para o Desenvolvimento Sustentável; e Presidente do Conselho Curador e Diretor Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arymax.

Daniel Feffer Membro

Graduado em Direito pela Universidade Mackenzie, cursou especialização na Fundação Getúlio Vargas, além de Harvard University e Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, IMD, na Suíça, e e LBS-London Business School na Inglaterra. Atualmente é (i) Presidente do Conselho da ICC Brasil; (ii) Vice-Presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (iii) Vice-Presidente do Conselho Curador e Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arymax, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; (iv) Presidente do Conselho Diretor e Vice-Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; (v) Membro do Conselho da IBÁ; (vi) Membro do Conselho do IEDI - Instituto Econômico para Desenvolvimento Industrial; (vii) Membro Fundador do Conselho do Compromisso Todos Pela Educação; (viii) Membro do Conselho da FIESP; (ix) Membro do Conselho do MBC - Movimento Brasil Competitivo; e (x) Membro Executivo do Conselho do ICC Internacional. 

Jorge Feffer Membro

Cursou a Faculdade de Administração de Empresas da Fundação Armando Álvares Penteado. Em 1978, foi Assistente de Gabinete da Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia. Iniciou suas atividades na Nemofeffer S.A. (atual Suzano Holding S.A.) em 1979 como Assistente de Planejamento. Atualmente é (i) Membro do Conselho de Administração e Membro do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Suzano Papel e Celulose S.A.; (ii) Vice-Presidente do Conselho Diretor e membro do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável; e (iii) Membro do Conselho Curador da Fundação Filantrópica Arymax. Em 2015, foi idealizador e patrocinador da Biblioteca Crítica Social, em parceria com a Realizações Editora Espaço Cultural. Nos últimos 5 anos ocupou os seguintes cargos (i) Diretor VicePresidente Corporativo da Suzano Holding S.A.; (ii) Diretor Vice-Presidente Corporativo da IPLF Holding S.A.; (iii) Diretor da Premesa S.A.; e (iv) Diretor Executivo da Nemonorte Imóveis e Participações Ltda.

Nildemar Secches Membro

Graduado em Engenharia Mecânica pela USP de São Carlos, pós-graduado em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro, tendo cursado doutorado em Economia pela Unicamp. Atualmente exerce os seguintes cargos: (i) desde 2008, é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (ii) desde 1998, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da WEG S/A, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, produção e comercialização de sistemas industriais, máquinas e equipamentos; (iii) desde 2004, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na fabricação e distribuição de motores, máquinas e equipamentos agrícolas e componentes para a indústria metalúrgica, ferroviária e automobilística; (iv) desde 2002, é membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na aplicação de capital próprio no comércio, na indústria, na agricultura e na prestação de serviços; e (v) Foi membro do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco no período de 2002 a 2017. No período de 1972 a 1990, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, onde foi Diretor no período de 1987 a 1990. De 1990 a 1994, foi Diretor Geral Corporativo do Grupo Iochpe-Maxion Holding Indústria e, no período de 1995 a 2008, foi Diretor Presidente da Perdigão S.A. De 2007 a abril de 2013, foi Presidente do Conselho de Administração da BRF - Brasil Foods, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, comercialização e exploração de alimentos em geral.

 

Comitê de Auditoria

Administradores com mandato até AGO de 2020

Claudio Thomaz Lobo Sonder Coordenador

Graduado em Engenharia Química e em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursou extensão universitária em Munique, na Alemanha, e em Boston, nos Estados Unidos. Claudio Sonder tem 40 anos de experiência profissional em empresas dos setores químico e farmacêutico. Entre 1983 e 1993, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Hoechst do Brasil Química e Farmacêutica S.A. Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (a) desde 2010, é Diretor Vice-Presidente Executivo e, desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Suzano Holding S.A., controladora da companhia; (b) desde 2002 é membro do Conselho de Administração da Companhia (sendo Vice-Presidente desde 2013); desde 2006, é coordenador do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia e membro do Comitê de Auditoria da Companhia; e desde 2012, é membro do Comitê de Gestão da Companhia, sendo responsável, respectivamente, pela (i) orientação geral dos negócios sociais; (ii) coordenação da assessoria relacionada ao planejamento estratégico e de sustentabilidade da companhia; (iii) assessoria relacionada à análise das demonstrações financeiras, desenvolvimento dos controles internos e fiscalização das auditorias interna e externa da companhia; e (iv) análise referente à distribuição da remuneração anual dos administradores; (c) desde abril de 2013, é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice Presidente Executivo da IPLF Holding S.A., companhia controlada pelos acionistas controladores da Suzano Holding e cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (d) de 2010 a maio de 2015, foi Diretor e desde abril de 2015, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Polpar S.A., companhia aberta controlada pelos acionistas controladores da Suzano Holding, cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (e) desde 2011, é Diretor da Alden Desenvolvimento Imobiliário Ltda.; (f) desde 2010, é membro do Conselho Diretor e do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável; (g) desde 2010, é membro do Conselho de Administração da MDS, SGPS, S.A. (sendo a partir de março de 2018 Presidente do Conselho de Administração), companhia constituída de acordo com as leis da Portugal cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (h) desde abril de 2015, é Diretor da Premesa S.A., controlada da Companhia cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pela gestão e planejamento estratégico da companhia; (i) desde 2011, é membro do Conselho Curador e desde 2013, é membro da diretoria executiva da Fundação Arymax, associação cuja atividade principal é a promoção, apoio e desenvolvimento de atividades ligadas a interesses sociais. Claudio Sonder também é membro do Conselho de Administração do Grupo RBS S.A., companhia cuja atividade principal é a comunicação multimídia através de emissoras de televisão, rádio, jornais e portal na internet. 

Carlos Biedermann Membro

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Administração Pública pela mesma instituição. Possui pós-graduação em Mercado de Capitais pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente é (a) membro do Comitê de Auditoria da Companhia e também das seguintes empresas; (b) membro do Comitê de Auditoria do Grupo Algar, uma holding brasileira cuja principal atividade é atuação em tecnologia da informação e telecomunicações, agronegócios, construção civil serviços e turismo; (c) coordenador do Comitê de Auditoria do Grupo Cornélio Brennand, grupo empresarial que atua nos segmentos de desenvolvimento imobiliário, energia, vidros e cimento; (d) membro do Comitê de Auditoria do Grupo Solar, empresa fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil; (e) membro do Conselho da Amcham do Rio Grande do Sul - Câmara Americana de Comércio; ADVB - Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil, e Agenda 2020 (e) Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio FBPA (f) Membro do Conselho de Administração de Lojas Lebes; (g) Membro do Conselho Consultivo de Farmácias São João; (h) Membro do Conselho de Administração de Maiojama. Anteriormente, foi (a) sócio líder na PricewaterhouseCoopers (PwC) entre 2002 e 2015, uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria, consultoria e outros serviços acessórios para empresas. (b) Presidente do Comitê de Auditoria por 5 anos e Vice-Presidente entre 2013/2014 do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), uma organização sem fins lucrativos cuja principal atividade é o desenvolvimento das melhores práticas de governança corporativa; (c) membro do Conselho de Administração por 6 anos e conselheiro por 2 anos do Young Presidents Organization (YPO/WPO), uma rede global de diretores executivos; (d) o primeiro membro independente do Conselho de Administração da empresa Calçados Azaleia, uma empresa de calçados brasileira; (e) membro da Mesa Administrativa por cerca de 15 anos na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, um conjunto de sete hospitais de várias especialidades localizado em Porto Alegre - RS; (f) membro do Comitê de Auditoria da BB Seguridade, empresa brasileira de seguros pertencente ao Banco do Brasil, cuja principal atividade é atuação nos ramos de produtos de seguros, previdência aberta, capitalização e serviços de corretagem; (g) membro do Conselho de Administração da Valmont, uma empresa industrial que atua na agroindústria; (h) Presidente do Conselho de Administração do Porto Alegre Health Care, grupo sem fins lucrativos que reúne players públicos e privados para a divulgação da cidade e o fomento do turismo médico.

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